Castelinho do Flamengo e o mito da menina Maria de Lourdes






Um dos vários locais brasileiros conhecidos vulgarmente como assombrado se chama Castelinho do Flamengo, localiza-se na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Nos dias de hoje, atua o Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho.
Keyna Eleison, que é gerente de centros culturais da prefeitura do Rio diz: ´´A gente já teve seguranças que dormiam aqui que falavam que ouviam barulhos, que não queriam dormir no segundo andar. Só queriam dormir no térreo porque ficava perto da porta.´´
Para as pessoa que creem na existência dos fenômenos sobrenaturais, o medo desses seguranças possui justificativa. Uma sucessão de desfortúnios fazem parte da história da família Feu Fernandes, que foi a segunda a residir na propriedade .
Keyna relata: ´´A filha viu os pais serem atropelados aqui na Praia do Flamengo. Reza a lenda que por um bonde, mas não temos certeza. Não temos registro de ocorrência, nenhuma foto, nem notícias. A Maria de Lourdes, que devia ter 10 anos de idade, foi tutorada pelo advogado da família, que não tinha vínculo nenhum com ela, nem com a família. Ele deixava ela presa na torre. E, um dia, ela se jogou.´´
O Castelinho do Flamengo foi planejado no ano de 1916. Nele se encontram um conjunto de variados gêneros de arquitetura. Foi um arquiteto italiano chamado Gino Coppedè que o projetou. Fez o desenho por solicitação da família Silva Cardoso e Silva. Já os ruídos e atritos escutados, Keyna confere à construção feita de madeira.
´´A madeira contrai, dilata, com o tempo e com a chuva. Portas batem. Há ranger quando a gente sobe e desce as escadas. Temos uma madeira que está há cem anos nesta casa. A quem está mais suscetível ao susto, é possível que isso seja interpretado como assombração´´, manifesta.
É difícil afirmar se existe ou não um fantasma vagando pelo Castelinho. Mas Keyna assegura que se existe algum espectro no Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho, ele é bom. Ela brinca dizendo que: ´´Se esse lugar é assombrado, ele é muito bem assombrado. Os fantasmas que estão aqui estão de parabéns, porque esse lugar é muito bom. É um Centro Cultural cada vez mais vivo, casa vez mais se relacionando com o público. Vem muita gente aqui por conta da nossa programação.

Por: Christian Murta Peres


Segue abaixo um vídeo sobre o Castelinho do Flamengo:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penitenciária de Cariri - Juazeiro do Norte (CE)

Palácio da UFRJ: Indícios De Um Hospício Do Século XIX